Metanoia. O que é? Como estabelecer?

Estabelecendo a Metanoia.

A palavra segundo o Dicionário significa:

“A exigência de ir para além da aparência e transformar-se por dentro; transformação básica do pensamento ou caráter; conversão espiritual”.
Metanoia é como uma mudança que acontece a alguém que se arrepende, mudança de mente (de um propósito que se tinha ou de algo que se fez).

O termo vem do grego Metanoein e significa ‘Mudar o próprio pensamento, mudar de ideia’. Se refere a mudança que um indivíduo está vivenciando para um novo modo de viver.

No contexto da religião, significa arrependimento ou o processo de conversão, tanto intelectual como moral e espiritual. É uma mudança contínua que começa a acontecer no momento em que o homem aceita a fé que lhe foi pregada. Então o motivo dessa Metanoia (mudança de mente) é aprender a pensar segundo diz a sua fé, pensar em uniformidade com os demais que já aderiram a fé há mais tempo.

O apóstolo Paulo em Romanos 12:2 faz uma convocação à uma mudança da maneira de pensar que não devia estar respaldada no conformismo. A palavra grega para Conformar-se é SUSCHEMATIZO e significa conformar-se (mente e caráter de alguém) ao padrão de outro; moldar-se de acordo com.

Outra palavra que encontramos em Romanos 12:2 é METAMORPHOO e significa transformar, mudar de forma. Desta palavra se origina o termo Metamorfose (II Coríntios 3:18).

Marcos 1:14-15: encontramos a palavra METANOEO e fala de mudar a mente, arrepender-se, mudar a mente para melhor, emendar de coração e com pesar os pecados passados.

Entendemos que não basta apenas renovar ou mudar a mente (Metanoia), é preciso mais, é preciso largar o comodismo, é preciso haver um processo de “METANOEO”, uma mudança de mente e de comportamento. É muito importante ter uma mente renovada, vai nos ajudar bastante. Mas o coração alinhado e cheio da palavra é que nos provocará a mudança necessária para que nos tornemos cada vez mais parecidos com o Senhor.

Mestre Aline
Metanoia

Estabelecendo a Metanoia